SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Não podemos continuar convivendo com estas cenas!

terça, 21 de janeiro de 2020

NÃO PODEMOS CONTINUAR CONVIVENDO COM ESTAS CENAS!!!

Ao longo do nosso caminho defendendo a construção da FAIXA DE INFRAESTRUTURA, acumulamos conhecimentos sobre os impactos positivos que virão com a nova ESTRADA. Quem de nós Pontalenses nunca presenciou, ou teve algum prejuízo com os constantes alagamentos ocorridos em nosso município? Estamos muito próximos de resolver esta questão de forma definitiva. Um dos componentes da FAIXA é o CANAL EXTRAVASOR, que será o responsável pela Macrodrenagem. Fui buscar informações sobre o assunto, que descrevo a seguir:

O Plano de Macro e Microdrenagem foi desenvolvido no Governo Requião. "E é nele que conclui-se pela necessidade de ampliação dos canais de drenagem". O problema agravou-se pelo crescimento desordenado que vem existindo em nosso município e pela "vigilância descabida do Ministério Público impedindo o licenciamento para limpeza".

Vários Prefeitos passaram pela Prefeitura nestes 24 anos de emancipação, sempre mendigando pela licença, apesar de todo esforço não conseguiram lograr êxito. O máximo que conseguiram foram medidas paliativas. Estamos diante da possibilidade real para uma solução definitiva com a implantação da "FAIXA DE INFRAESTRUTURA" que entre outros benefícios nos contemplará com a nova Rodovia PR 809 e o "CANAL EXTRAVASOR", previsto para ser o nosso Canal de Macrodrenagem.

Toda cidade que se desenvolve tem como consequência o próprio aglomerado urbano. Estes aglomerados, pela sua própria natureza altera a relação entre a chuva e a superfície do terreno. Para evitar e minimizar os problemas de alagamentos, são construídos os sistemas de macro e micro drenagem. Na maioria das cidades utiliza-se a própria rede de rios e galerias auxiliares e bueiros, além de contar com as declividades naturais dos terrenos, para a funcionalidade do sistema.

Numa planície costeira tão extensa, plana e de cotas muito baixas, como é o caso de Pontal do Paraná (e também de Matinhos e Guaratuba) este processo se torna muito mais difícil. Por isso sem um sistema de canais artificiais, este desafio da drenagem é quase insuperável. Em Pontal na verdade não existe sistema de drenagem adequado pois não tem nem para onde encaminhar as águas drenadas. Assim, o canal de macrodrenagem seria a alma de um sistema de drenagem para a região costeira. Sem este canal, os alagamentos sistemáticos vão continuar proliferando por todo o município durante as chuvas um pouco mais robustas. Não há para onde encaminhar as águas com eficiência adequada. As distâncias a serem percorridas hoje são enormes e as diferenças de cotas quase nenhuma. Por isso foi desenvolvido o Plano de Macro e Micro drenagem pelo Instituto das Águas. E é exatamente neste contexto que a presença do canal de macrodrenagem aparece como fundamental.

Imagine Curitiba sem o rio Iguaçu e São Paulo sem o Tietê!!! Esses são os canais de macrodrenagem dessas cidades!!!

Não podemos nos furtar e continuar aceitando passivamente apenas contabilizar os prejuízos à cada chuva mais robusta. Devemos cada vez mais nos mobilizar e participar da campanha em favor do Projeto.

FAÇA COMO MILHARES DE PESSOAS, ACESSE O SITE,
www.salvepontaleailha.com.br

Confirme o seu apoio. Pontal do Paraná agradece!

#CANALEXTRAVASORJÁ #ESTRADAJÁ #SALVEPONTALEAILHADOMEL #FÓRUMEMDEFESADEPONTALDOPARANÁEILHADOMEL #DESENVOLVIMENTOJÁ #SECRETÁRIOSANDROALEX #SECRETÁRIOGUTOSILVA #SECRETÁRIOMARCIONUNES #RATINHOJUNIOR #DARCIPIANA #SENADORALVARODIAS #SENADORORIOVISTOGUIMARAES

 

LINK DA PUBLICAÇÃO

Fonte: Aciapar Pontal

Galeria de Fotos